segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

FIM DE ANO!

A festa de Fim de Ano dos alunos da Educação Infantil foi simplesmente linda. As crianças deram um show de graciosidade e competências, todas estavam lindas e apresentaram um musical recheado de mensagens de solidariedade, harmonia, respeito, tolerância, igualdade e de muito amor.
Assim, com essa mensagem encerramos mais um ano letivo, cheios de desafios, conquistas, aprendizado e muito crescimento.
Queremos desejar a todas as famílias que fazem parte da história diária da Escola Criação um fim de ano repleto de AMOR e muita Paz.


Um Natal de muita luz e um Ano Novo de possibilidades!!!

Equipe Escola Criação.

A ESTRELA VERDE

Queremos parabenizar aos alunos do Ensino Fundamental Series Iniciais pela linda apresentação. O texto apresentado pelas crianças fizeram a todos os presentes refletirem sobre a mensagem de Esperança em um mundo melhor, cheio de respeito pelo próximo e solidariedade a todos os semelhantes.

A equipe de profissionais da Escola Criação deseja a todas as famílias um Natal de muito AMOR, LUZ, UNIÃO e FELICIDADE. Que esses sentimentos possam estar presentes em cada lar todos os dias do ano.


Boas Festas e até o ano que vem!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DIA DO SAMBA!


“Quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”. Já dizia sabiamente Caymmi, pois o samba nasce das fervilhanças culturais do nosso país, lugar de misturas, batidas dos atabaques, da malemolência dos corpos, dos ritmos, dos  sons e da essência do povo brasileiro que se fundiram em algo magistral, chamado Samba. 


Como patrimônio imaterial, ele faz parte da cultura popular brasileira e tem um dia todo especial voltado aos grandes poetas que compuseram pérolas da nossa música, como Ary barroso, Adoniram Barbosa, Cartola, Noel Rosa, Batatinha, Riachão, entre outros Sejam os poetas dos morros cariocas ou das ruas da Bahia, temos orgulho de fazer parte de um país tão rico culturalmente.

Portanto salve o Samba e a boa música popular brasileira!!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SAUDADE DADA

Poema de Fernando Pessoa

Em horas inda louras, lindas
Clorindas e Belindas, brandas,
Brincam no tempo das berlindas,
As vindas vendo das varandas.
De onde ouvem vir a rir as vindas
Fitam a fio as frias bandas.


Mas em torno à tarde se entorna
A atordoar o ar que arde
Que a eterna tarde já não torna!
E em tom de atoarda todo o alarde
Do adornado ardor transtorna
No ar de torpor da tarda tarde.

E há nevoentos desencantos
Dos encantos dos pensamentos
Nos santos lentos dos recantos
Dos bentos cantos dos conventos...
Prantos de intentos, lentos, tantos
Que encantam os atentos ventos.


Fonte: https://www.facebook.com/LudikaLuaEspacoDeVivenciaPedagogica?fref=ts

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SEMANA DE LITERATURA!

A semana de Literatura é um projeto que acontece em cada unidade do Ensino Fundamental Series Iniciais. Os alunos vivenciam durante uma semana um livro, aonde eles podem ler, discutir, encenar e viajar muito na imaginação.
 

As professoras foram um capítulo a parte durante toda a semana, elas se travestiram dos personagens principais dos livros e se apresentaram para as crianças que curtiram de montão.

sábado, 15 de novembro de 2014

PERALTAGEM


O canto distante da sariema encompridava a tarde.

E porque a tarde ficasse mais comprida a gente sumia dentro dela.

E quando o grito da mãe nos alcançava a gente já estava do outro lado do rio.

O pai nos chamou pelo berrante.

Na volta fomos encostando pelas paredes da casa pé ante pé.

Com receio de um carão do pai.

Logo a tosse do vô acordou o silêncio da casa.

Mas não apanhamos nem.

E nem levamos carão nem.

A mãe só que falou que eu iria viver leso fazendo só essas coisas.

O pai completou: ele precisava de ver outras coisas além de ficar ouvindo só o canto dos pássaros.

E a mãe disse mais: esse menino vai passar a vida enfiando água no espeto!

Foi quase.

Descanse encantado no meio das tuas poesias menino Manoel! Obrigada por tanta beleza, por tanto lirismo, por tanto amor, por tanta simplicidade e por representar divinamente a infância. 
"Porque me abasteço na infância e minha palavra é Bem-de-Raiz e bebe na fonte do ser" (Manoel de Barros)





terça-feira, 21 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Crédito: Oksana Kuzmina

De acordo com o Ministério da Saúde, 46% das crianças de zero a cinco anos de idade que vivem no Brasil consomem biscoitos e refrigerantes diariamente. Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, que será lembrado em 16 de outubro, o Ministério alerta sobre o consumo excessivo de açúcar puro ou em produtos industrializados por estar  associado a doenças crônicas como obesidade e diabetes.
A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, orienta como diminuir o açúcar na alimentação das crianças: "Para as crianças menores de dois anos, a nossa recomendação é que não sejam introduzidos na dieta alimentos fontes de açúcar como refrigerantes, balas e outras guloseimas e de forma alguma utilizar esses alimentos como uma forma de recompensa ou de castigo na alimentação da criança o que, por vezes, é muito comum. Para as crianças maiores, incentivar o consumo dos alimentos in natura, evitando aqueles alimentos ultraprocessados que são chocolates, balas, chicletes, por exemplo, na sobremesa sempre preferir frutas em detrimento de alimentos que são ricos em açúcar."
A promoção da alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para saber mais sobre alimentação saudável na primeira infância, como para a população em geral, acesse os guias alimentares, disponíveis no portal do Ministério da Saúde na Internet.

Fonte: Ana Cláudia Amorim/ Agência Saúde

Site: http://blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34568-saiba-como-diminuir-o-acucar-da-alimentacao-das-criancas

domingo, 19 de outubro de 2014

DIA DAS CRIANÇAS!


Com o tema do Sítio do Pica Pau Amarelo, as professoras e a Coordenadora da educação Infantil apresentaram para as crianças um universo de muita imaginação e diversão na comemoração do Dia das Crianças.








MUITA DIVERSÃO NO DIA DAS CRIANÇAS!

Passeio realizado à Fazenda Colibri em comemoração ao Dia das Criança com as turmas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos.




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIA DO PROFESSORES E DAS PROFESSORAS!




Mesmo com todas as adversidades de ser professor e professora em um país chamado BRASIL, com baixos salários, humilhações, privações, ausência de condições de trabalho, violência na sala de aula e um desrespeito a noção condição docente “A gente vai levando”.

Acordando cedo e dormindo tarde, levando trabalho para casa sem sermos remunerados, perdendo noites construindo aulas, atividades e avaliações “A gente vai levando”.

Temos que ler, conhecer, discutir, criticar e refletir, ou seja, ser um super herói. No entanto, não temos acesso à cultura, a teatros, cinemas, exposições de arte, Fóruns e congressos porque a grana não dá nem para terminarmos o mês, mas... “A gente vai levando”.


Temos que todos os dias acordar e pensar em Geraldo Vandré, quando no seu clássico sobre a ditadura nos diz: “Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. E assim, não esperamos, fazemos acontecer, educamos, choramos, sorrimos, nos emocionamos, nos sensibilizamos e tentamos mediar um mundo melhor, com mais reflexão e criticidade da vida para os nossos alunos. 

FELIZ DIA, PROFESSORES E PROFESSORAS DO PAÍS!

domingo, 12 de outubro de 2014

FELIZ DIA DAS CRIANÇA!


Nesse dia tão especial, quero reverenciar todas as crianças do mundo. As ricas, as pobres, as brancas, as negras, as amarelas, as do ocidente, as do oriente, enfim, a todas as crianças que merecem respeito a sua condição de sujeitos de direito.

Precisamos enquanto adultos cuidar das crianças na sua totalidade, cuidado do seu corpo tão frágil, do seu emocional,  fortalecendo-as para que suporte as fortes emoções que ao longo da vida elas encontrarão, do seu intelecto, não sufocando-as de informações sem importância, não relevantes para sua formação, cuidando da sua razão para que elas saibam escolher entre o bem e o mal e por fim cuidar da sua emoção para que elas se tornem pessoas sensíveis ao mundo que a cerca.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

VIVA A INFÂNCIA!

 

A infância não é um tempo, não é uma idade, uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar. 

(Mia Couto)

domingo, 28 de setembro de 2014

BRINQUEDOS CONDIZENTES COM A IDADE

Foto: Presença do movimento na educação infantil ; idéias e práticas correntes

Para a criança pequena o movimento é algo mais do que mecânico. É uma forma de expressão e comunicação através dos gestos faciais e da utilização do corpo. Quanto mais nova a criança, necessita mais dos adultos para a compreensão dos seus gestos para o atendimento de suas satisfações e necessidades e já a partir do momento em que a criança vai crescendo passa a tornar-se cada vez mais independente.
No início do desenvolvimento da criança, predomina a dimensão subjetiva da motricidade que se torna eficaz com pessoas das quais ela interage diretamente, a partir do momento em que a criança vai crescendo ela ganha autonomia para interagir diretamente.
Os pais e os adultos que interagem diretamente com o bebê tem a grande responsabilidade em identificar os significados dos seus movimentos e essa identificação tornará possível através das observações no cotidiano.
 A primeira função da motricidade é a expressão das necessidades, desejos e estados, isso ocorre não apenas no bebê, como em crianças maiores através das brincadeiras.
O corpo é um importante meio para expressar os sentimentos, inclusive até nos adultos em expressões faciais através das falas, gestos entre outros que varia de cultura para cultura.
O trabalho pedagógico deve respeitar a expressividade e o movimento próprio da criança, pois um grupo disciplinado onde todos participam com envolvimento e mobilidade nas atividades propostas o que irá facilitar o professor planejar melhor a sua aula e não interpretado meramente como falta de disciplina.

Para ver este artigo na íntegra ecesse: http://goo.gl/YoxKat

Lá no nosso blog!


No início da vida a brincadeira é, principalmente, exercício dos sentidos e imitação. A oferta e a escolha de brinquedos adequados representam hoje um verdadeiro problema. As crianças são literalmente soterradas sob um monte de brinquedos industrializados sofisticados, considerados especialmente adequados para ela. Entretanto, quem já observou uma criança brincando, mergulhada em seu próprio mundo, constata quão pouco essa atividade está relacionada com essa oferta de brinquedos.
Brincar é a tendência de a criança tornar-se ativa em seu ambiente. Ela faz o que vê os outros fazer. Com dois anos de idade, mexe entusiasmada com um pauzinho no chão e cozinha uma sopa, como a mãe. Tal qual esta, também quer mexer nos ‘botões’ quando ela está utilizando algum aparelho eletrodoméstico. Além disso, também quer fazer ‘clique’ quando o pai tira fotografias em sua presença. Quer examinar os pratos que, antes das refeições, fazem um barulho tão alegre ao serem retirados do armário.

Ela vivencia a realização em sua atividade, e não na contemplação de uma boneca de plástico perfeita ou de uma caricatura de um animal. Numa boneca sem rosto, ou com apenas três pontos dando a indicação da fisionomia, a fantasia infantil cria o que está faltando. A boneca ri, chora, fica zangada ou com sono. Bonecas que sorriem eternamente ou até ‘falam’ geram imagens persistentes desprovidas de veracidade, estagnando a fantasia.

domingo, 21 de setembro de 2014

MOSTRA DE ARTE


A arte expressa os sentimentos e elabora nossa criatividade e sensibilidade. Assim, os pequenos da Educação Infantil organizaram junto com as professoras uma Mostra de Arte, onde durante toda unidade foi trabalhada as obras de uma grande artista brasileira, Tarsila do Amaral. Que expressou toda sua brasilidade em obras belíssimas.  


domingo, 7 de setembro de 2014

UM POUCO DE HISTÓRIA DO BRASIL!


Já podeis, da pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

domingo, 31 de agosto de 2014

MINHA DOCE AMARGOSA


Cidade bonita,
De gente amiga,
De belos jardins
E clima tropical

Lembro da minha infância
E como fui feliz,
Correndo livre pela rua
Brincando de pipa, pega-pega e futebol.

As pessoas tinham tempo...
Tempo para conversar,
Tempo para olhar nos olhos,
Tempo para amar.

Meus pais sentavam na calçada
Para observar o movimento e simplesmente prosear.
A porta de casa estava sempre aberta
Para a visita adentrar.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

HORA DA POESIA

Lagarta
A lagarta lenta
Pela folha sobe
Caravana tonta
Sobre patas tantas...

A cabeça dança
Sobre a folha bamba
Longamente sobe
Locomotiva mole...

Tão sem pressa de ser
Uma lagarta lenta:
Vai ter tempo
Pra ser borboleta...


Poema extraído do livro: Planeta Bicho: um almanaque animal. 
Autor: Luís Roberto Guedes
Ilustrador: Matheus Rios 





sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Viva a Cultura Popular!



O Folclore é um repertório cultural criado por um sujeito coletivo, as classes populares, e que se constitui na sua tradição, no seu entendimento de mundo na descrição da sua realidade.
Esse saber do povo ou folclore vem armazenado nas lendas, contos, músicas, histórias, apólogos e provérbios no artesanato e na poesia popular, nos divertimentos e comemorações. São, portanto, as manifestações variadas da alma popular, através de ideias e dos sentimentos coletivos, inconscientemente feitos e refeitos através dos tempos, também denominado de fato folclórico.
(http://www.cirandandobrasil.com.br/?page_id=88%20C)

domingo, 10 de agosto de 2014

FELIZ DIA DOS PAIS!

Numa sociedade consumista como a nossa, muitas vezes expressar amor é confundido e substituído apenas por dar presentes. Sabemos que “perder tempo” com o outro, principalmente com quem amamos é saudável, conversar, escutar e brincar, fortalece os laços afetivos.  Por isso, leia com atenção essa linda história que fala de uma forma diferente de expressar o amor. 

O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS
(de Stephen Michael King)

Era uma vez um homem
O homem tinha um filho

O filho amava o homem

e o homem amava caixas.

Caixas grandes
caixas redondas
caixas pequenas
caixas altas
todos os tipos de caixas!
O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava;
então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

COMO NOSSOS PAIS!


Os pequenos da Educação Infantil exploraram o tema: Profissões. Ao longo de uma semana as profissões que permeiam o mundo dos adultos estiveram na pontinha da língua de todos, os alunos discutiram, desenharam e contaram muitas coisas que eles sabiam sobre as profissões. Foi uma grande festa! 

É através das representações sociais que as crianças aprendem o mundo do adulto e passam a significar as suas vivências.

domingo, 27 de julho de 2014

Feliz dia dos avós, de bolinho de chuva e doce de leite!



 
Qual a lembrança você guarda de seus avós? Eu tenho várias, mesmo que três deles tenham morrido cedo. Mesmo assim, é impressionante observar o quanto eles influenciam nas coisas que fazemos.
De meu avô paterno, o primeiro a morrer, ficaram os ensinamentos de xadrez, que ele dizia ser uma atividade de concentração. É claro que me ensinar às regras do jogo nada mais era do que uma estratégia de me manter em silêncio e sem quebrar muita coisa da casa durante os almoços de domingo.

Dos meus avós maternos, de sangue libanês, lembro-me principalmente da mesa farta, o tempero inigualável, o charuto de folha de uva e o quibe cru. Mas é com minha avó paterna, no auge de seus 95 anos, que mais aprendo — afinal, é a que mais convivi.