domingo, 31 de agosto de 2014

MINHA DOCE AMARGOSA


Cidade bonita,
De gente amiga,
De belos jardins
E clima tropical

Lembro da minha infância
E como fui feliz,
Correndo livre pela rua
Brincando de pipa, pega-pega e futebol.

As pessoas tinham tempo...
Tempo para conversar,
Tempo para olhar nos olhos,
Tempo para amar.

Meus pais sentavam na calçada
Para observar o movimento e simplesmente prosear.
A porta de casa estava sempre aberta
Para a visita adentrar.
 
Havia amizade, confiança e tranquilidade.
Era tão fácil pelas ruas transitar.
Todos queriam o progresso
E a nossa cidade valorizar.

Aos poucos isso foi acontecendo
E o povo esquecendo, de como era simples viver,
Sem grades e cadeados
Sem precisar se esconder.

O progresso chegou,
Trazendo alegria e também dissabor.
Procuro a cidade da minha infância
E vejo como ela mudou.

 
Hoje lamento...
Ao ver a violência crescendo,
o meu povo sofrendo,
Chorando de dor.

Quero minha doce Amargosa de volta
Tempo, por favor, traga de volta,
A essência que restou.
Deus, renova em meu povo a esperança
De ser mais do que vencedor.

(Jôse Barbosa/22/08/14)
Joseane Barbosa de Andrade é professora de Língua Portuguesa, nas turmas de 6º e 7º, da Escola Criação. Publicou recentemente alguns textos no site: Recanto das Letras. Um dos meus textos, que gosto muito pelo valor sentimental, é sobre a minha cidade natal.

Obrigada a professora Jôse pela poética contribuição ao nosso Blog, que cada dia mais traz uma seleção riquíssima de conteúdos de qualidade para toda a família da Escola Criação. Seja bem vinda professora e esperamos mais poesias.  


4 comentários:

  1. Poesia Maravilhosa! Descrição perfeita e apaixonante, de quem realmente sabe o quão boa foi a vida em Amargosa em tempos idos, fazendo-nos percorrer os doces caminhos ali descritos. Atual e emotiva, tal poesia não deixa de alertar para que nós cuidemos das pessoas e da cidade, igualitariamente, com respeito e carinho. Para evitar dor e violencia. Ao final, um brinde de esperança brilha plantando uma raiz no coração de cada leitor que aprendeu e sabe amar Amargosa... Parabéns, pró Jose.

    ResponderExcluir
  2. Poesia Maravilhosa! Descrição perfeita e apaixonante, de quem realmente sabe o quão boa foi a vida em Amargosa em tempos idos. O texto faz-nos agradavelmente percorrer os doces caminhos ali descritos. É simples e de suave leitura. Atual e emotiva, tal poesia não deixa de alertar para que nós cuidemos das pessoas e da cidade, igualitariamente, com respeito e carinho. Talvez seja esse um dos caminhos para evitar toda essa dor e violência. Ao final, um brinde de esperança brilha plantando uma semente no coração de cada leitor que aprendeu e sabe amar Amargosa... Parabéns, pró Jose.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha poder retratar essa cidade no nosso Projeto junino em Salvador, parabéns a todos de Amargosa! Cidade Jardim e linda!

    ResponderExcluir
  4. Sou filha de Amargosa, moro em São Paulo mais de 40 anos, porém minhas raízes estão aí. Eu também sou professora do ensino oficial público(hoje aposentada) e também sou poetisa. Amei o poema da professora Joseane e aproveito este veículo para parabenizá-la.

    Um pouco de mim: nasci e cresci em Amargosa. Estudei no "Colégio Pedro Calmon" e "Santa Bernadete", fiz estágio em "Escolas Reunidas Almeida Sampaio". Um cheiro para os amargosenses.

    ResponderExcluir