segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SEMANA DE LITERATURA!

A semana de Literatura é um projeto que acontece em cada unidade do Ensino Fundamental Series Iniciais. Os alunos vivenciam durante uma semana um livro, aonde eles podem ler, discutir, encenar e viajar muito na imaginação.
 

As professoras foram um capítulo a parte durante toda a semana, elas se travestiram dos personagens principais dos livros e se apresentaram para as crianças que curtiram de montão.





Os alunos participaram de relatos de experiência dos alunos maiores do turno da tarde sobre a importância da leitura, de contação de histórias, torta na cara, poesia e brincadeiras, com o objetivo de estimular a leitura não só durante a semana, mas sempre. os livros trabalhados foram: A Fábrica Mágica; Ana Levada da Breca e de Bem com a Vida que ganharam um tom muito gostoso através desse delicioso bolo. 

Finalizamos a semana com uma festa em prol da construção de leitores. Dançamos, festejamos e finalizamos com um lanche coletivo. 



Por fim, queremos parabenizar a todos os alunos e as professoras que fizeram uma alegre e divertida Semana de Literatura, mas acima de tudo, dizer que o gosto pela leitura deve ser demonstrado e vivenciado por todos que cercam as crianças para que elas possam aprender a degustar do prazer de um bom livro. Encerro com a maestria de Manoel de barros com um trecho do seu belíssimo poema: O menino que carregava água da peneira, que fala dessa construção na infância das coisas simples e singelas, mas tão significantes a nossa alma. 

“Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito porque gostava de carregar água na peneira. Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira. No escrever o menino viu que era capaz de ser noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo. O menino aprendeu a usar as palavras. Viu que podia fazer peraltagens com as palavras e começou a fazer peraltagens. Foi capaz de interromper o voo de um pássaro botando ponto no final da frase. Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela. O menino fazia prodígios. Até fez uma pedra dar flor! A mãe reparava o menino com ternura. A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta...”


2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com o entusiasmo de Kaua ao falar da semana de literatura.
    Em casa ele sempre falava com muita alegria de tudo que acontecia.
    Tenho certeza que meus alunos também gostaram muito dessas atividades dessa semana que foi prazerosa para todos.
    Pró Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante para a educação termos professores com vontade de fazer coisas diferentes! Parabéns!

      Excluir