domingo, 27 de julho de 2014

Feliz dia dos avós, de bolinho de chuva e doce de leite!



 
Qual a lembrança você guarda de seus avós? Eu tenho várias, mesmo que três deles tenham morrido cedo. Mesmo assim, é impressionante observar o quanto eles influenciam nas coisas que fazemos.
De meu avô paterno, o primeiro a morrer, ficaram os ensinamentos de xadrez, que ele dizia ser uma atividade de concentração. É claro que me ensinar às regras do jogo nada mais era do que uma estratégia de me manter em silêncio e sem quebrar muita coisa da casa durante os almoços de domingo.

Dos meus avós maternos, de sangue libanês, lembro-me principalmente da mesa farta, o tempero inigualável, o charuto de folha de uva e o quibe cru. Mas é com minha avó paterna, no auge de seus 95 anos, que mais aprendo — afinal, é a que mais convivi.

É olhando para ela que percebo que não é preciso levar as coisas tão a sério, ter otimismo na vida é fundamental, uma taça de vinho pode “curar” — pelo menos é o que ela diz — uma pressão alta (ou baixa), uma dor de cabeça ou qualquer outra enfermidade que venha a surgir.
Tenho sorte neste aspecto. Além dos avós originais, tenho os postiços, que pego emprestado dos primos. São companhias ótimas para um telefona ou um café em um fim de tarde qualquer.

Não sei se deu para notar, mas minhas lembranças de avós sempre giram em torno de comida. Isso porque nem mencionei as frases “estava só esperando você chegar para fazer bolinho de chuva”, “abre a geladeira, tem bananada”, “fiz doce de leite, você quer?” e “fica para jantar comigo”. Acho que a razão para isso nem são os pratos em si. Mas a conversa em volta da mesa, o aprendizado, a fofoca, as risadas...
Por isso este sábado, 26 de julho, dia dos avôs e das avós, é tão especial. É dia de celebrar aqueles que nos mimam, nos encorajam, nos respeitam, nos ensinam, nos “estragam”, nos engordam, nos defendem... Viva os avós, sejam novos ou senhorzinhos, de um ou vários netos, originais ou “emprestados”. Eles são demais.

Autor: Thiago Calil
Fonte: http://entretenimento.r7.com/casa-e-familia/feliz-dia-dos-avos-de-bolinho-de-chuva-e-doce-de-leite-26072014

Nenhum comentário:

Postar um comentário