sábado, 30 de março de 2013

PARABÉNS SALVADOR!!!



Primeira Capital do Brasil, fundada em 1549, Salvador comemora 464 anos de história. A cidade é considerada um dos maiores pólos turísticos do Brasil. Ela abriga nos seus bairros históricos uma diversidade cultural, religiosa, étnica e cultural, o povo possui na sua constituição a herança de índios, negros e brancos, se tornando um lugar singular dentre as demais cidades brasileiras.
 “A matriarca da Roma Negra”, foi descrita em versos por Jorge Amado, Caetano, Caymmi, Gregório de Mattos, representada em telas por Carybé e tantos outros artistas que souberam traduzir em arte toda beleza desta terra, que comemorou no dia 29 de Março mais um ano de rica história, memória e lembranças. Salvador, capital do estado da Bahia guarda riquezas de um passado glorioso, dentro da história do Brasil. Estar em Salvador é mergulhar numa cidade que celebra o velho e o novo, o eterno e o contemporâneo, num grande museu a céu aberto que encanta moradores, turistas e visitantes.



“São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor


São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador”

 (Caymmi)


Assim, por reunir tantas características, convido a todos conhecer esta terra, passear por suas ladeiras, lugares turísticos ou não, tomar um banho de cultura, e mergulhar em uma Cidade que ainda preserva parte da sua história iniciada no século 16. Conheçam Salvador, cada pedra nesta Cidade, tem muita história para contar!

Texto e Fotos: Ana Carla Nunes: Turismóloga, Historiadora, Especialista em Educação e Cultura e Pesquisadora das Festas Populares da Bahia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário