quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS



Como professora, procuro transformar as aulas de matemática em algo mais próximo e significativo para meus alunos. Sei que eles resistem um pouco à matemática, no entanto com aulas dinâmicas, percebo que eles compreendem e acomodam os conteúdos de forma mais concreta. Pensando nisso, propus uma atividade que levaria os alunos a conhecer os sólidos geométricos visando sua identificação e planificação. Essa atividade consistia nos alunos construírem de maneira tridimensional os sólidos geométricos, contando seus vértices e suas arestas. Todos se empenharam e trabalharam em equipe. Fiquei satisfeita com o resultado, pois em seus relatos os alunos disseram que curtiram muito.
 Texto escrito pela Professora Day (3º ano).

AULA DE CIÊNCIAS


Hoje a aula de Ciências foi muito interessante. Tudo começou quando a Professora Day trabalhou com a turma o corpo humano, aprendemos muitas coisas que não sabíamos sobre o nosso corpo, o funcionamento, as partes e como devemos cuidar dele. Após esse momento, a Professora disse que iríamos desenhar o corpo humano e separou a turma em dois grupos, meninas e meninos. 
 Cada grupo fez o desenho com as características próprias para o corpo da menina e do menino. Achamos que os desenhos ficaram muito legais, e após fizemos sua exposição. Professora Day discutiu conosco sobre o que achamos da aula e registramos nossas impressões. Aprender assim é bem melhor, pois a aula fica mais divertida e compreendemos o assunto.

Texto escrito pelo alunos do 3º ano.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O PEQUENO DRAGÃO


A descoberta da leitura é sensacional, mergulhar numa boa história lida por nós mesmos tem um gostinho todo especial. Assim, os alunos do 1º ano, pouco a pouco estão descobrindo essa gostosa emoção. Durante uma semana foi trabalhado o livro “O pequeno dragão” (Pedro Bandeira), que traz a história de Dadá, um dragãozinho muito diferente que ao invés de sair fogo pela sua goela, sai flores, que são lançadas para transformar um vale feio e pantanoso em um lugar alegre e feliz.

domingo, 28 de outubro de 2012

UMA POESIA...



Apresento a vocês, o poeta Manoel de Barros, que nasceu no Beco da Marinha, em Cuiabá, estado do Mato Grosso, no dia 19 de dezembro de 1916. Apelidado de Nequinho por sua família, passou sua infância sentindo a textura da terra nos pés, brincando e correndo entre personagens que definiriam sua obra, os currais e os objetos que chamavam a atenção do futuro escritor. Aos 19 anos, Manoel de Barros escreveu seu primeiro poema, e a partir de então sua veia poética não mais deixou de pulsar.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AOS MESTRES COM CARINHO.

  

Hoje eu queria reverenciar os mestres que fizeram ou fazem parte das nossas vidas, quero agradecer a todos que nos acompanharam desde os nossos primeiros passos, nos ensinando, nos encaminhando e mediando o conhecimento da vida. Os mestres permanecem presentes no nosso processo educacional, eles "transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina).   

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É DIA DE FESTA!!!



Com alegria, diversão e muitas brincadeiras, encerramos a nossa semana. As crianças aproveitaram cada momento e passearam pelos diversos cantinhos arrumados para elas. Tivemos oficinas de bijuterias, cabeleireiro, maquiagem, manicure e boate. As crianças durante a semana exerceram bem sua condição de ser criança: pularam, correram, brincaram, sorriram, se divertiram e foram felizes. 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

AH! COMO É BOM SER CRIANÇA...


Brincar, correr, pular, ser feliz e aprender a todo o momento coisas novas, faz parte do universo infantil. O tempo da infância é o momento de estar no mundo que aos poucos a criança vai entendendo como um mundo concreto, real, grande e cheio de regras. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

SEMANA DA CRIANÇA



Durante toda a semana vamos comemorar o dia das crianças, com uma programação recheada de muitos jogos, brincadeiras, pipoca, algodão doce e muita alegria. Ser criança é a descoberta de um mundo cheio de possibilidades. Quando olhamos a carinha delas, fica impossível não se derreter com sorriso de uma criança ou com uma travessura.