domingo, 4 de março de 2012

“Sabem por que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos.” (Candido Portinari)


As atividades de artes plásticas que envolvem os mais diferentes tipos de materiais indicam às crianças as possibilidades de transformação, formas, texturas, reutilização, construção de elementos, etc. A relação que a criança pequena estabelece com os diferentes materiais se dá, no inicio, por meio da exploração sensorial e da sua utilização em diferentes momentos da vida cotidiana. Sabemos que a exploração de diferentes materiais permite que as crianças façam descobertas e leituras sobre o mundo.

Acreditando nesta perspectiva, temos desenvolvido, desde o ano de 2009, alguns projetos que vem possibilitando aos nossos alunos vivenciar momentos de grande prazer e aprendizagem, onde são desenvolvidas orientações didáticas próprias à faixa etária de cada grupo.

Para a 1ª Etapa de 2012 optamos em conhecer a vida e obra de Candido Portinari por ser um artista plástico que dedicou sua vida ao registro da cultura do seu povo e de seu país. Sua infância no interior foi vivenciando experiências bem próximas da realidade das nossas crianças, deixando-nos um acervo intenso e diversificado ao retratar tipos regionais do Brasil e principalmente crianças brincando, mostrando em muitas de suas obras quão rico foram esses momentos em sua infância e em sua fala o desejo de demonstrar a riqueza do universo infantil.

Conheça um pouco das cores e formas utilizadas por Portinari assistindo ao vídeo abaixo, de preferência com o seu (sua) filho (a).


Texto: Tereza Cristina (Cordenadora de Arte da Educação Infantil da Escola Criação)
Vídeo Cria Mineira (Youtobe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário