A Cidade de Amargosa foi no seu surgimento uma região habitada pelos índios Baetinga e Cariri. O local possuía solo fértil atraindo famílias de Santo Antônio de Jesus e Nazaré, que por aqui se estabeleceram e passaram a dedicar-se a agropecuária. O povoado no passado era chamado de Bom Conselho e só foi elevado à categoria de Cidade em 1891.
A cidade de Amargosa é intrigante a partir da origem do nome dado ao Município, já que na região, existia uma espécie de pomba, cuja carne apresentava sabor amargo, porém muito saborosa. Os Caçadores deram o nome da pomba de Amargosa, daí surge o curioso nome da Cidade.
Amargosa é considerada uma Cidade turística, pois suas festas atarem visitantes de todo estado da Bahia e do Brasil. Sua festa mais importante é São João, pois reúne grande quantidade de pessoas que chegam a cidade em busca de cultura regional e muita diversão. O Dia das Crianças também faz parte do calendário festivo, reunindo moradores da Cidade e zona Rural, seguido da festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira da Cidade, e o Carnaval, que resgata os antigos festejos do passado.
Após essa breve apresentação sobre a história da cidade, gostaria que vocês perguntassem aos seus avós, como era Amargosa na época em que eles eram crianças? Anotem tudo que eles falarem e postem um comentário bem bonito aqui em nosso blog sobre a memória dos moradores mais antigos da Cidade.
Um beijo,Pró Rafa
Minha Filha usou e gostou muito
ResponderExcluirQue legal adorei conhecer um pouco da história de amargosa.
ResponderExcluir