domingo, 23 de agosto de 2015

DA ARTE DE FAZER CUSCUZ (1969) HILDEGARDES VIANNA

 

Hildegardes Vianna foi uma das folcloristas mais importantes da Bahia. Por mais ede 50 anos ela escreveu crônicas sobre a cultura popular, os hábitos, as tradições e os costumes do povo baiano, e tudo isso virou uma espécie de relatos de época que registram a memória de nossa população.


A crônica "Da arte de fazer cuscuz" (23/09/1969) ilustra bem essa afirmativa: 

Antigamente, fazer cuscuz era uma arte. O seu preparo, em muitas ocasiões, principiava de véspera. O milho ou o arroz tinha de ser posto de molho para amolecer. 

No dia seguinte, ou melhor, madrugada seguinte, alguém acordava antes do nascer do sol para ralar na pedra ou socar no pilão o milho. 
Poucas mulheres utilizavam o pó de milho comprado já pronto em uma tulha qualquer... O gosto não era o mesmo, apesar de ficar algumas horas dentro d’água para tomar corpo e cozinhar melhor. E dava trabalho, pois tinha que ser escorrido num pano e ser pendurado a ensombrar, até o ponto de poder ser secado para não formar grumos.

O arroz podia ir para pedra ou para o pilão, mas havia quem usasse uma garrafa ou uma bilha (no caso apenas um rolo de madeira de abrir massa)  para esmagar o arroz inchado espalhado sobre um pano grosso. O inhame  dava melhor trabalho, mas tinha de ser aferventado, esfriado para depois ser ralado.

Ralar coco nunca foi tarefa fácil. Quebrar, descascar, lavar e ralar. Quando era cuscuz, sem compromisso dentro de casa, sem preocupações de agravar ou não a quem comesse, o coco podia ser, depois de lavado, guardado dentro de uma vasilha com água, para posterior ralação. Também podia ser ralado de noite, salpicando-se um tantinho de sal moído por cima para não azedar. Mas cuscuz para vender exigia tudo fresco. Tudo do mesmo dia.

Tirar leite de coco tinha ou ainda tem sua técnica. O leite sem água conseguia-se, como hoje, pondo-se as porções do coco ralado dentro de um pano e apertando-se muito bem, até escorrer o líquido alvo e saboroso.
Conforme o mister a que se destinasse, levava, e ainda leva, água quente, não muito quente, mais para morna, para iguarias que dependessem da gordura do coco para amaciar a massa. 

Água fria para determinados tipos de mingau ou canjica e até de cuscuz de inhame-fubá, por exemplo.

O leite tirado com a primeira água era reservado para ser fervido com sal e açúcar. O Bagaço que ficava era, então, misturado na massa. Bem espremido, se fosse para cuscuz de tapioca e um pouco úmido se para milho, mandioca ou inhame. Quanto trabalho dava esbrugar o bagaço até ficar soltinho [...]

Pronto o bagaço, pronto o fubá ou o que fosse, era iniciada a fase de mistura em que os dedos tinham função precípua. Além de mexer tudo muito bem, uniformizando a distribuição do sal e do açúcar, os dedos tinham o dever de sentir o grau de umidade requerido para que saísse um cuscuz correto.

Era a hora do cuscuzeiro de barro com um guardanapo ou toalhinha fina à guisa de forro. As profissionais tinham pano adequado par o cuscuzeiro em forma de quadrado, nem muito grosso nem muito fino. A massa ia sendo colocada de um jeito todo especial, as palmas das mãos se movendo uma contra a outra, esfarinhando tudo para não formar batoques. Acabada a operação e coberta a superfície da massa com as pontas dos panos ou guardanapo, o cuscuzeiro era adaptado à tampa de uma panela de barro cheia de água até certa altura. 

A calefação era feita para evitar que escapasse algum vapor d’água quando fervesse, utilizando para tal fim um pouco de farinha de guerra molhada. 

(VIANNA, A Tarde, 23/09/1969

http://cocineroloko.blogspot.com.br/2015/06/a-baiana-hildegardes-viana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário