domingo, 23 de agosto de 2015

DA ARTE DE FAZER CUSCUZ (1969) HILDEGARDES VIANNA

 

Hildegardes Vianna foi uma das folcloristas mais importantes da Bahia. Por mais ede 50 anos ela escreveu crônicas sobre a cultura popular, os hábitos, as tradições e os costumes do povo baiano, e tudo isso virou uma espécie de relatos de época que registram a memória de nossa população.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

MEU PAI, MEU ORGULHO!

Os alunos preparam um dia muito especial para seus pais. Aproveitando o tema do projeto da unidade sobre reciclagem, os alunos construíram as lembranças  e os brinquedos da oficina com materiais de sucata. 


Não basta ser pai, tem que construir e brincar! 

DIA DOS PAIS!

Dia dos pais marcado por muita alegria, orgulho e felicidade pelo desenvolvimento dos seus pequenos!


domingo, 2 de agosto de 2015

VELHOS TEMPOS!

Moda nos anos 1990, os ioiôs parecem ter voltado para ficar de vez. Conheça a história desse brinquedo e confira vídeos de manobras iradas

Resultado de imagem para IOIÔ
Há muitas histórias sobre o surgimento do ioiô. Todas muito antigas. Dizem que surgiu na Grécia, na China ou nas Filipinas. Na Grécia foram encontrados ioiôs feitos de blocos de barro, de 2500 anos atrás. Também corre a lenda de que ele teria surgido nas Filipinas e era usado como arma de caça.  “Mas não há evidências concretas. São apenas mitos”, contou Anselmo Gomes, da Associação Brasileira de Ioiôs. 
O fato é que, em 1928, o filipino Pedro Flores emigrou para os Estados Unidos, onde passou a comercializá-los. A palavra vem do tálago, uma das línguas filipinas, e quer dizer vem-vem.
Um dos brinquedos mais antigos da história, o ioiô foi muito popular até os anos 1990. Agora ele voltou com tudo e, desde 2005, é um esporte levado a sério. Além do velho sobe e desce, dá pra fazer manobras radicais e, com muita prática, se tornar um craque meio ilusionista.
Tem campeonato rolando por toda a cidade. Nas escolas, praças e ruas. No fim de linha da Boca do Rio, o campeão colombiano Hugo Vicente recebe dezenas de candidatos, identificados por um número, marcado no topo da mão. Depois eles são separados em baterias. Hugo ensina as manobras. “Este é dorminhoco. Esta outra é a voltas e voltas”. E os meninos vão arregalando os olhos conforme a dificuldade aumenta. Depois é a vez de eles fazerem. O campeão foi Luiz da Assunção, 13, que revelou treinar muito. “Fiz 99 no voltas e voltas. Ninguém vai fazer 100”, disse cheio de confiança. E como prêmio mais um ioiô para casa. 
Resultado de imagem para IOIÔ
Para quem ficou curioso em saber como as crianças brincavam nos anos 1990, o blog Coisas da Minha Infância tem várias fotos do que era o máximo entre a galera que hoje já está com quase 30 anos de idade... Vale a pena dar uma olhada!
Fonte:http://atardinhajornal.blogspot.com.br/2011/12/ioio-mania.html
Em pensar que isso fez parte da minha infância e de muitos pais da Escola criação. Então que tal ensinarmos as nossas crianças essa gostosa brincadeira?