domingo, 8 de setembro de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A Independência do Brasil foi um fato que marcou a história do país. Ocorrida no ano de 1822, mais precisamente no dia 7 de setembro, retrata a vitória que Dom Pedro I conquistou, rompendo assim o vínculo estabelecido desde 1500 por Portugal.

Voltando às narrativas da época, conta a história que Dom Pedro I recebeu uma carta que exigia seu retorno à Portugal (seu país de origem), pois a Corte determinou que este regresso serviria para que, no retorno, ele colonizasse o Brasil. Dom Pedro respondeu informando-os que ficaria na colônia (esta data historicamente ficou conhecida como o “Dia do Fico”), aguardando uma Assembléia Constituinte. Determinou que nenhuma lei de Portugal estaria em andamento sem a sua permissão e que os moradores da colônia, no caso o Brasil, lutariam pela libertação das terras com bravura e determinação.


Em uma de suas viagens, no entanto, Dom Pedro I recebeu outra carta, ordenando que ele voltasse para Portugal imediatamente. Assim, no dia 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga (atual Cidade de São Paulo), erguendo sua espada, o monarca declarou em um grito firme para sua comitiva: “Independência ou Morte”. 
Esse gesto (se real ou não) mantém-se como verdade absoluta ainda hoje e marcou em definitivo o motim de Independência (que já havia se manifestado no Brasil com a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana) e consagrou Dom Pedro como Imperador do Brasil.

Atualmente relembramos essa data magna e histórica com o Desfile de Sete de Setembro, que ocorre em grande parte das cidades brasileiras, e contamos nesses eventos com a participação de todas as Forças Armadas, com grupos da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e estudantes dos Colégios Militares. É um evento de caráter cívico, é belo, resgata nossa autonomia como colônia, e por ter um contexto de luta com anseios ideológicos reafirma um período importante de transição política em nosso país.


Texto: Jocimara Conceição - aluna do Curso de Hotelaria do Centro Social Dom Lucas Moreira Neves.
Orientação, Fotos e Revisão: Prof. Ana Carla Nunes (acnpereira@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário