domingo, 29 de setembro de 2013

HORA DA POESIA

CECÍLIA MEIRELES



Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Ela nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes de seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.  

Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro”. No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas.  

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CAFÉ LITERÁRIO

O 3º ano desfrutou de um delicioso "Café Literário”, regado a um saboroso desejum e uma programação recheada de literatura, bom papo e muitos livros para viajar na imaginação.
Os alunos puderam discutir sobre o livro: Minha família é colorida, que faz parte da indicação de leitura da 2ª etapa. Ao longo deste período, os alunos conheceram a história de uma família muito especial, cheia de amor e diferenças. O livro traz uma discussão atual sobre a diversidade cultural em que vivemos.
 Tivemos a presença de dois alunos do 6º ano, que trouxeram suas experiências como leitores. Pedro nos brindou com um lindo poema de sua autoria com o tema do livro. 

domingo, 22 de setembro de 2013

É PRIMAVERA!...


 
"Primavera é quando, num pedacinho de terra, as flores se abrem, o sol fica mais forte e a vida, mais alegre. A primavera colore a Terra, perfuma o ar e contagia os corações sensíveis com sua alegria.Bom seria se a Primavera acontecesse o tempo todo, em todos os corações humanos...
 
Florescendo na forma de atos, palavras e pensamentos sempre positivos. Dependendo de cada um fazer do próprio coração a terra, semeá-lo e cuidá-lo para cultivar o espírito da Primavera todo o tempo, em qualquer estação."


Autor: Professoras da Educação Infantil do Waldorf Colégio Micael

 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FEIRINHA CRIAÇÃO

Já virou tradição a Feirinha da Criação. Esse evento acontece todos os anos e mobiliza toda a comunidade escolar. Todos se envolvem e vira uma verdadeira festa. Os alunos aprendem conceitos matemáticos através da vivência que é tão significativa para o aprendizado. De uma forma lúdica, os alunos aprendem a comprar, vender, trabalham conceitos como lucro, prejuízo, a importância da nota fiscal, a calcular e a passar troco. 

domingo, 8 de setembro de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A Independência do Brasil foi um fato que marcou a história do país. Ocorrida no ano de 1822, mais precisamente no dia 7 de setembro, retrata a vitória que Dom Pedro I conquistou, rompendo assim o vínculo estabelecido desde 1500 por Portugal.

Voltando às narrativas da época, conta a história que Dom Pedro I recebeu uma carta que exigia seu retorno à Portugal (seu país de origem), pois a Corte determinou que este regresso serviria para que, no retorno, ele colonizasse o Brasil. Dom Pedro respondeu informando-os que ficaria na colônia (esta data historicamente ficou conhecida como o “Dia do Fico”), aguardando uma Assembléia Constituinte. Determinou que nenhuma lei de Portugal estaria em andamento sem a sua permissão e que os moradores da colônia, no caso o Brasil, lutariam pela libertação das terras com bravura e determinação.


Em uma de suas viagens, no entanto, Dom Pedro I recebeu outra carta, ordenando que ele voltasse para Portugal imediatamente. Assim, no dia 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga (atual Cidade de São Paulo), erguendo sua espada, o monarca declarou em um grito firme para sua comitiva: “Independência ou Morte”. 
Esse gesto (se real ou não) mantém-se como verdade absoluta ainda hoje e marcou em definitivo o motim de Independência (que já havia se manifestado no Brasil com a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana) e consagrou Dom Pedro como Imperador do Brasil.

Atualmente relembramos essa data magna e histórica com o Desfile de Sete de Setembro, que ocorre em grande parte das cidades brasileiras, e contamos nesses eventos com a participação de todas as Forças Armadas, com grupos da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e estudantes dos Colégios Militares. É um evento de caráter cívico, é belo, resgata nossa autonomia como colônia, e por ter um contexto de luta com anseios ideológicos reafirma um período importante de transição política em nosso país.


Texto: Jocimara Conceição - aluna do Curso de Hotelaria do Centro Social Dom Lucas Moreira Neves.
Orientação, Fotos e Revisão: Prof. Ana Carla Nunes (acnpereira@hotmail.com)

domingo, 1 de setembro de 2013

MOMENTO MPB



 

  É com prazer que aceito o convite da Prof. Rafaela para falar de Música Popular Brasileira (MPB) no blog. Sou professora de história, apaixonada pela cultura nacional, o que me dá bastante alegria de iniciar com vocês este prazeroso trabalho.

A MPB, é bastante discutida por críticos e pesquisadores de música, porém, o que percebemos é que grandes artistas de décadas anteriores caem num profundo esquecimento por parte das novas gerações. Primeiro porque as mídias não valorizam estes artistas, segundo porque a indústria fonográfica brasileira virou nos últimos anos um grande comércio de diversos estilos e artistas, que a todo o momento são criados e recriados para agradar a uma diversidade de ouvintes, sem a preocupação de um refinamento estético, musical, poético e até cultural.