sexta-feira, 20 de abril de 2012

JÚRI SIMULADO

Os alunos do 3º ano apresentaram um júri simulando em comemoração ao dia 19 de abril. A discussão esteve baseada na chegada dos Portugueses ao Brasil “sem querer ou não”.
A atividade teve como objetivo, promover a reflexão entre os alunos a partir do ponto de vista dos Portugueses e dos Indígenas. Para que a atividade acontecesse com sucesso, todos os alunos foram estimulados a escreverem um texto, ao qual defendiam o posicionamento de um lado ou de outro. Como não é possível apresentar todos os textos, a professora Day, escolheu alguns.

Texto produzido por Ariel Rodrigues:

“Eu vim aqui defender os portugueses, que somos os verdadeiros donos dessa terra.  Fomos  nós que fizemos plantações e criações de animais. Os índios só reclamam, mas nós trouxemos objetos que facilitaram a vida deles como espelhos, canivetes, entre outros. Arrancamos o pau-brasil para ficarmos ricos e promover o crescimento do Brasil”.


Texto produzido por Ana Luiza Caldas:

“Eu vim defender os indígenas. Nós nascemos no Brasil, então ele pertence a nós. Num belo dia o Guaraci estava brilhando e de repente, chegaram pessoas estranhas chamadas portugueses. No inicio estava tudo bem, trocávamos coisas e trabalhávamos pouco. Com o passar do tempo começaram a forçar a gente a trabalhar e quando não queríamos nos matavam. Os homens brancos trouxeram doenças como : gripe, tuberculose, varíola e catapora. Eles nos obrigaram a seguir a religião deles, mas já acreditávamos em Guaraci, Tupã e Jaci. Os portugueses levaram as nossas riquezas e exploraram o pau-brasil”.

Agora é com você, leia os textos, faça a sua reflexão e postem os comentários.

Beijos,

Pró Rafa.

3 comentários: