domingo, 19 de abril de 2015

TODO DIA DEVERIA SER DIA DE ÍNDIO!

Mas afinal, quem é, gostaria de ser ou se intitula indígena no Brasil?
Saudades de Darcy Ribeiro e das militâncias dos irmãos Vilas Boas. Estes sim, se interessavam pelo resgate e pela preservação destes povos que estão praticamente extintos no Brasil. No meu caso em especial atualmente só ouço falar de índio em 19 de abril ou quando dá audiência comentar na TV as lutas e disputas de terras indígenas no país.
Mas como vivem os índios? Você já fez alguma coisa para manutenção destes povos? Você se considera índio ou sabe de sua importância para formação do povo brasileiro? Você se interessa pela temática indígena? Falar deles não dá ibope, não mostra que somos bem informados. Aliás apenas hoje dá.
Para ilustrar a homenagem aos ex donos das TERRAS BRASILIS, cabe a linda  interpretação de Baby Consuelo (atual do Brasil) para esta canção de Jorge Ben (atual Benjor) que mesmo da década de 80, nos faz refletir sobre a condição destes povos na sociedade e na contemporaneidade.
Todos os dias os índios DEVERIAM ser lembrados na história do Brasil!

Feliz dia do índio a nós todos que somos formados pelas matrizes indígena, africana e portuguesa!
Texto: Ana Carla Nunes, Historiadora e Mestranda em Educação.

domingo, 5 de abril de 2015

Feliz Páscoa!


Desejamos a todas as crianças uma linda Páscoa. Que os adultos possam passar para os pequenos o real significado dessa celebração e não apenas o sentido de consumir o ovo de chocolate.