terça-feira, 21 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Crédito: Oksana Kuzmina

De acordo com o Ministério da Saúde, 46% das crianças de zero a cinco anos de idade que vivem no Brasil consomem biscoitos e refrigerantes diariamente. Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, que será lembrado em 16 de outubro, o Ministério alerta sobre o consumo excessivo de açúcar puro ou em produtos industrializados por estar  associado a doenças crônicas como obesidade e diabetes.
A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, orienta como diminuir o açúcar na alimentação das crianças: "Para as crianças menores de dois anos, a nossa recomendação é que não sejam introduzidos na dieta alimentos fontes de açúcar como refrigerantes, balas e outras guloseimas e de forma alguma utilizar esses alimentos como uma forma de recompensa ou de castigo na alimentação da criança o que, por vezes, é muito comum. Para as crianças maiores, incentivar o consumo dos alimentos in natura, evitando aqueles alimentos ultraprocessados que são chocolates, balas, chicletes, por exemplo, na sobremesa sempre preferir frutas em detrimento de alimentos que são ricos em açúcar."
A promoção da alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para saber mais sobre alimentação saudável na primeira infância, como para a população em geral, acesse os guias alimentares, disponíveis no portal do Ministério da Saúde na Internet.

Fonte: Ana Cláudia Amorim/ Agência Saúde

Site: http://blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34568-saiba-como-diminuir-o-acucar-da-alimentacao-das-criancas

domingo, 19 de outubro de 2014

DIA DAS CRIANÇAS!


Com o tema do Sítio do Pica Pau Amarelo, as professoras e a Coordenadora da educação Infantil apresentaram para as crianças um universo de muita imaginação e diversão na comemoração do Dia das Crianças.








MUITA DIVERSÃO NO DIA DAS CRIANÇAS!

Passeio realizado à Fazenda Colibri em comemoração ao Dia das Criança com as turmas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos.




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIA DO PROFESSORES E DAS PROFESSORAS!




Mesmo com todas as adversidades de ser professor e professora em um país chamado BRASIL, com baixos salários, humilhações, privações, ausência de condições de trabalho, violência na sala de aula e um desrespeito a noção condição docente “A gente vai levando”.

Acordando cedo e dormindo tarde, levando trabalho para casa sem sermos remunerados, perdendo noites construindo aulas, atividades e avaliações “A gente vai levando”.

Temos que ler, conhecer, discutir, criticar e refletir, ou seja, ser um super herói. No entanto, não temos acesso à cultura, a teatros, cinemas, exposições de arte, Fóruns e congressos porque a grana não dá nem para terminarmos o mês, mas... “A gente vai levando”.


Temos que todos os dias acordar e pensar em Geraldo Vandré, quando no seu clássico sobre a ditadura nos diz: “Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. E assim, não esperamos, fazemos acontecer, educamos, choramos, sorrimos, nos emocionamos, nos sensibilizamos e tentamos mediar um mundo melhor, com mais reflexão e criticidade da vida para os nossos alunos. 

FELIZ DIA, PROFESSORES E PROFESSORAS DO PAÍS!

domingo, 12 de outubro de 2014

FELIZ DIA DAS CRIANÇA!


Nesse dia tão especial, quero reverenciar todas as crianças do mundo. As ricas, as pobres, as brancas, as negras, as amarelas, as do ocidente, as do oriente, enfim, a todas as crianças que merecem respeito a sua condição de sujeitos de direito.

Precisamos enquanto adultos cuidar das crianças na sua totalidade, cuidado do seu corpo tão frágil, do seu emocional,  fortalecendo-as para que suporte as fortes emoções que ao longo da vida elas encontrarão, do seu intelecto, não sufocando-as de informações sem importância, não relevantes para sua formação, cuidando da sua razão para que elas saibam escolher entre o bem e o mal e por fim cuidar da sua emoção para que elas se tornem pessoas sensíveis ao mundo que a cerca.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

VIVA A INFÂNCIA!

 

A infância não é um tempo, não é uma idade, uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar. 

(Mia Couto)