domingo, 24 de novembro de 2013

ENCONTRO COM A ÁFRICA


Encontro com a África foi um projeto desenvolvido pelo 5 ano. Os alunos junto com as professoras estudaram, pesquisaram, discutiram, aprenderam e ensinaram sobre os povos africanos, assim como suas contribuições para a formação do povo brasileiro.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

REFLEXÕES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

                                    

Reparar os danos causados aos povos africanos é um grande desafio para os próximos anos em nossa sociedade.

Em virtude deste desejo surge na década de 60 a criação do Dia da Consciência Negra, esta data é dedicada a uma reflexão mais profunda sobre os legados e como é a inserção do negro em nossa sociedade.

domingo, 17 de novembro de 2013

LIBERDADE, LIBERDADE...


Para recordarmos a data em que o Brasil passa por um processo de transformação da Monarquia para a República, convido a todos a refletir sobre a Liberdade. Proclamamos a República e com ela vivenciamos um processo de mudanças econômicas, sociais e culturais. No entanto, ainda estamos longe de alcançar nosso direito à liberdade, pois com ela vem o direito a ser cidadão, e isso ainda estamos caminhando a passos lentos. Agora convido a todos vocês estudantes a se deleitar no Samba Enredo "Liberdade, Liberdade! Abre as asas sobre nós" que é uma verdadeira aula de história do Brasil e entender que a História é extremamente importante para se entender a realidade, e acima de tudo reavivar e construir nossa visão critica do mundo. 



domingo, 10 de novembro de 2013

RAINHA QUELÉ, UM MITO DA MPB QUE MERECE SER (RE) CONHECIDO!


Clementina de Jesus é considerada uma das vozes mais bonitas, pitorescas e importantes da Música Popular Brasileira.

Clementina nasceu pobre em 1901 na periferia do Rio de Janeiro, teve uma infância muito difícil por ter sido filha de escravos, trabalhou como doméstica por mais de 20 anos e contribui para o surgimento da escola de Samba Portela.

Foi descoberta na década de 60, com mais de 60 anos de idade, pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho, que descobriu na sua voz elementos raros e de valores culturais que remetem as tradições da África.

domingo, 3 de novembro de 2013

HORA DA HISTÓRIA

Ler é importantíssimo para a formação infantil. As histórias levam as crianças a imaginar, a aprender e a pensar de maneira mais lúdica o mundo ao seu redor. Desde pequena, as crianças precisam estar imersas num ambiente de leitura para que criem o gosto pelos livros.