sexta-feira, 14 de junho de 2013

CULTURA NORDESTINA

 
 Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, foi um dos maiores artistas do Nordeste do Brasil do século XX, responsável por revelar a amplitude e a diversidade da sanfona nordestina no cenário mundial da música. Instrumentista, arranjador, compositor, acordeonista, violonista, guitarrista, pianista e percussionista, nasceu numa família de sapateiros e aprendeu a tocar sanfona ainda criança, quando, aos nove anos de idade, ganhou dos pais a primeira sanfona. Faleceu em 14 de dezembro de 2006 em decorrência de um edema pulmonar. 
Sivuca compôs clássicos entre eles "Feira de Mangaio", a música descreve os detalhes das tradicionais feiras livres do interior nordestino, ricas em cultura e produtos típicos da região Nordeste do Brasil.
Agora vamos curtir um belo dueto entre Clara Nunes e o mestre Sivuca, cantando a riqueza da Feira de Mangaio.




domingo, 9 de junho de 2013

EITA SANFONA ARRETADA DE BOA!!!

 
 José Domingos de Morais (Garanhuns, 12 de fevereiro de 1941), conhecido como Dominguinhos, é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Tem em sua formação musical influências do Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, Xote e Jazz.
Atualmente com 72 anos, Dominguinhos encontra-se internado com problemas cardíacos.
Esse artista faz parte da cultura popular brasileira, cantando e tocando com a alma, fazendo surgir em todos nós o orgulho de sermos nordestinos.