terça-feira, 28 de maio de 2013

28 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR!

 
Criado em 1999, o Dia Mundial do Brincar é celebrado por mais de 25 países no dia 28 de maio. A data visa estimular algo simples e natural, mas que precisa ser relembrado hoje em dia: brincar. A ideia de comemorar este dia vem da Europa onde se estipulou o último final de semana do mês de maio para tal. 
A data é muito importante para que a comunidade, os professores e os pais lembrem-se da importância da brincadeira para as crianças e enfatizem a sua importância para todas as pessoas, especialmente as crianças. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

BRINCANDO PELO BRASIL II

 


Olá crianças! Agora chegou a vez de brincarmos com as crianças do Sul, Centro Oeste e Sudeste do Brasil. Quero que vocês aproveitem e que aprendam com esses vídeos que as brincadeiras acontecem em qualquer lugar, só precisar ter quem faça ela acontecer. 
Agora, que tal assistir e ensinar outras crianças as brincadeiras que aprendemos por todo Brasil?


quarta-feira, 22 de maio de 2013

BRINCANDO PELO BRASIL


Brincar faz parte da vida infantil, é através da brincadeira que as crianças incorporam a cultura ao seu redor, assim como as regras e valores sociais. De norte a sul as brincadeiras regionais integram o patrimônio histórico e imaterial do país, é através das brincadeiras tradicionais que a população infantil se constitui pertencentes a uma cultura. Sendo assim, é necessário assegura o DIREITO à brincadeira infantil, seja nas ruas, na escola ou em casa para que as crianças cresçam como sujeitos saudáveis.

Agora convido vocês a assistirem esse vídeo sobre as brincadeiras das crianças no Norte e Nordeste do Brasil.

domingo, 19 de maio de 2013

"SEMANA MUNDIAL PELO BRINCAR"

 
 Durante essa semana, estaremos comemorando o brincar. Através da brincadeira, honramos a criança dentro e fora de nós, por isso convido a todos, adultos ou crianças a brincar. Seja na rua, nas praças, em casa, na escola, onde for, a brincadeira é essencial ao desenvolvimento infantil. É através do brincar que se estabelece a interação entre a criança e o mundo, e ela se transforma em um adulto mais feliz, sensível e criativo.
Sendo assim, durante toda a semana promova o brincar como atitude e não como atividade, troque experiências com as crianças e deixe vir à tona a criança que existe em cada um de nós.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 DE MAIO: UMA "LIBERDADE" QUE NÃO VEIO



 
O dia 13 de maio na opinião de lideranças do Movimento Negro é uma "data da 'abolição' dos escravos e das escravas brasileiras", que serve mais para a reflexão do que para comemoração. Após a extinção da escravidão no Brasil, o negro foi solto ao léu, sem rumo, sem destino e largado, sem direito a educação e condições básicas de sobrevivência e de afirmação como cidadão brasileiro. 

domingo, 12 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

 
Neste dia especial, queria dedicar uma linda história “MAMÃE, VOCÊ ME AMA”? Para todas as mães, que acima de todos os obstáculos da vida demonstra um amor sublime por seus filhos. É uma história sobre uma criança testando os limites de sua independência e sobre uma mãe que prova tranquilamente que o amor materno é incondicional e eterno. 

UM FELIZ DIAS DAS MÃES! E que elas possam ser sempre nosso porto seguro.