sexta-feira, 25 de maio de 2012

SALVE O DIA DA ÁFRICA



A Organização da Unidade Africana escolheu o dia da sua constituição, 25 de Maio de 1963 como o Dia da África, para o mundo celebrar e lembrar os africanos, medindo o progresso que este continente fazia e faz na comunidade internacional.

África! 47 Anos desde a criação, em Addis Abeba (Etiópia), da Organização de Unidade Africana (OUA), em carta assinada por 32 estados africanos já independentes na altura.

O acto constituiu-se no maior compromisso político dos líderes africanos, que visou a aceleração do fim da colonização do continente.

domingo, 13 de maio de 2012

COMPREENDENDO O 13 DE MAIO


 
No dia 13 de maio comemora-se a Abolição da Escravatura no Brasil. A palavra "abolir" significa acabar, eliminar, extinguir. A escravidão foi oficialmente extinta nesse dia por meio da Lei Áurea.

"Áurea", por sua vez, quer dizer "de ouro" e - por aí - você pode imaginar o valor que se deu a essa lei, com toda a razão. Afinal, o trabalho escravo é uma prática desumana.


Assinado pela Princesa Isabel, em 1888, o texto da Lei Áurea é curto e bastante objetivo, como você pode ver a seguir:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SE TODAS AS COISAS FOSSE MÃE (SYLVIA ORTHOF)


 Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

domingo, 6 de maio de 2012

4ª Amostra de Arte: Cândido Portinari


Conhecer, aprender e desvendar para nossos alunos a vida e obra de Cândido Portinari, pintor brasileiro, foi a proposta da 4ª amostra de Arte da Escola Criação.


Ocorrida nos dias 3 e 4 de Maio de 2012, a atividade envolveu os alunos da educação infantil e ensino fundamental 1. Cada turma orientada por seus professores, e de maneira muito particular, apresentaram as cores, as características, as telas famosas e tudo que envolvesse o trabalho do pintor homenageado.