sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: CORDEL PARA CRIANÇAS!

 

Ana Raquel Campos teve uma excelente idéia: publicar cordéis para crianças. Esta tradição trazida de Portugal, é rica e permite uma série de atividades interdisciplinares para nossos alunos.
Nestes dois folhetos, publicados pela folhetaria Campos de Versos, os meninos e meninas vão aprender mais sobre temas interessantes na linguagem lúdica do cordel.
Parabéns pela iniciativa!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

INDICAÇÃO DE LIVROS PARA CRIANÇAS

Para incentivar as crianças tomarem gosto pela leitura, o ideal é começar desde cedo, e para tanto a minha sugestão é que os pais ou educadores, procurem por livros infantis interessantes e que sejam ‘curtos’.

A CRIANÇA - RONALD RUSSEL


A criança que vive com afeição
aprende a amar
A criança que vive com estímulo
aprende a confiar

BAÚ DE HISTÓRIAS


Revirando meu baú, encontrei lá no fundo um livro muito especial. Esse livro se chama “Um cantinho só pra mim” da autora Ruth Rocha e ilustrações do nosso amigo Ziraldo. Nele eu viajo na história de um menino que fazia tantas coisas que tinha uma agenda cheia como gente grande. Pedro não tinha nem tempo para sonhar e imaginar como toda criança faz. De repente, um dia ele vai à casa da sua avó e...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O CARNAVAL É UMA GRANDE BRINCADEIRA...


O bailinho de carnaval foi uma grande festa de muitas brincadeiras, fantasias, confetes e alegria. Embalado por marchinhas de carnavais antigos, as crianças pularam, dançaram e se divertiram pra valer.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JÁ É CARNAVAL CIDADE, ACORDA PRA VER!!!


É tempo de alegria, pois chega mais um Carnaval para festejar a vida. É o momento de cantar, dançar, brincar e se divertir, pois Carnaval é vibração e felicidade. Essa é considerada a maior festa popular do mundo, de origem européia, com forte influência da cultura africana.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SAIBA MAIS SOBRE A ESCRITORA... CORA CORALINA!

Olá Crianças,

Queria apresentar a vocês uma poetisa brasileira chamada Cora Coralina. Mulher simples, doceira de profissão que produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás, onde viveu.

Começou a escrever os seus primeiros textos aos quatorze anos de idade, publicando-os nos jornais locais apesar da pouca escolaridade, uma vez que cursou somente as primeiras quatro séries.

MOMENTO DA POESIA: A CASA (VINÍCIUS DE MORAES)

Vinícius De Moraes


A Casa



Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles


Cecília Meireles

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva!

Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha

Oi Pessoal!

Hoje postarei um livro de Ruth Rocha, trata-se de uma história muito legal em que as crianças se identificam muito com o personagem principal, Leiam, depois contem o que acharam...

Espero que aproveitem!

Beijos.

Rafa








COMO SURGIU A ESCOLA CRIAÇÃO?


A Escola Criação é uma referência para todo o recôncavo baiano. Fundada em 1993 pela educadora Rita de Cássia Sampaio Andrade, a instituição consolidou sua reputação ao longo dos anos através da prestação de serviços educacionais eficientes, voltados para a formação integral do indivíduo com objetivo de sua inserção social e profissional.

A HISTÓRIA DE AMARGOSA FEITA POR VOCÊS...


A Cidade de Amargosa foi no seu surgimento uma região habitada pelos índios Baetinga e Cariri. O local possuía solo fértil atraindo famílias de Santo Antônio de Jesus e Nazaré, que por aqui se estabeleceram e passaram a dedicar-se a agropecuária. O povoado no passado era chamado de Bom Conselho e só foi elevado à categoria de Cidade em 1891.

INDICAÇÃO DO FILME OS TRÊS PORQUINHOS



Garotada!

Ví e achei muito legal o filme os três porquinhos, que traz uma lição de força. coragem e muita garra dos personagens. Confiram e comentem!

Pró Rafa,

NUNCA PARE DE SONHAR (GONZAGUINHA)

Turminha,

Luiz Gonzaga Jr, mais conhecido como Gonzaguinha, por ser filho de Luiz Gonzaga (Gonzagão) o  "Rei do Baião" foi um dos maiores cantores da Música Popular Brasileira.

Quando puderem peçam aos seus pais que pesquisem a vida e as músicas deste grande artista.

Deixo para vocês uma das mais belas músicas dele, para que conheçam um pouco do seu trabalho:


Nunca Pare de Sonhar


Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

domingo, 5 de fevereiro de 2012

NOSSA ESCOLA EXISTE POR CAUSA DE VOCÊ. SEJAM BEM VINDOS!!!

Mas um ano se inicia e com ele coisas novas surgem a cada dia. Novas salas, novos professores, novos amigos, novos conhecimentos e um universo de coisas que vocês irão aprender juntos durante todo o ano. 

SEJAM BEM VINDOS À BELA BRINQUEDOTECA


A Brinquedoteca é um espaço onde a brincadeira é permitida. É nela que vocês poderão brincar, jogar, se divertir e também aprender muito com todos seus colegas.

Começamos 2012 a todo vapor. A Novidade é que a nossa Brinquedoteca está de cara nova e prontinha para recebê-los neste novo ano que se inicia.

Cada turma terá seu horário para que todos os alunos possam interagir e curtir todos os brinquedos e atividades que estarão à disposição de todos vocês.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

AQUARELA - TOQUINHO

Turminha,

É hora de pegar uma carona neste lindo vídeo, soltando a sua imaginação, para viajar á todos os caminhos que a música te leva!
Se quiserem, comentem o que acharam deste vídeo.

Boa Viagem...


Pró Rafa

ACESSEM O SITE DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA

Queridos alunos!


Fiz uma nova descoberta e apresento para vocês o grupo musical palavra cantada, que traz música boa, de qualidade e bastante divertida para ouvir e dançar!!
Acessem o site, ouçam as canções e postem comentários sobre o que descobriram!!

http://www.palavracantada.com.br/

Beijos,
Pró Rafa